terça-feira, 22 de maio de 2007

Seminário reúne trabalhos de pesquisadores brasileiros na Catalunha

No último dia 18 terminou o 12º Seminário da Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha (Apec) que ocorreu na Casa Amèrica Catalunya em Barcelona –Espanha.

Com o tema “Ciência para a Vida”, o evento contou com a participação de especialistas de instituições de ensino superior, brasileiras e catalãs, e com a apresentação de trabalhos de pesquisa de mais de 40 estudantes brasileiros de pós-graduação.

O principal evento da Apec serviu para registrar a produção acadêmica dos brasileiros em território catalão e para reconhecer o esforço de anos de estudo de cada pesquisador. O amplo tema deste ano – “Ciência para a Vida” – permitiu a apresentação de trabalhos em diferentes áreas do conhecimento: arquitetura, ciências políticas, lingüística, história, softwares, divulgação científica e direito, entre outras.

Para Rafael Guimarães, coordenador científico da Apec, o seminário é importante, pois oferece um panorama da produção científica de brasileiros que realizam seus estudos de pós-graduação na Europa. Segundo ele, o seminário oferece a possibilidade de intercâmbio de informações e experiências entre os pesquisadores, sejam eles da mesma área ou de áreas distintas.Além da função na Apec, é doutorando em arquitetura e tecnologia de computadores da Universidade Politécnica da Catalunha.

Ao final do seminário, foi realizada uma plenária com uma breve avaliação dos trabalhos apresentados. A reunião também definiu os novos cargos da Apec para a gestão até maio do próximo ano. Para consultar mais informações sobre a Apec, acesse a página eletrônica www.apecbcn.org

A Apec é uma ONG sem fins lucrativos, fundada em 1992, que desenvolve ações para facilitar a integração e o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes brasileiros que chegam à Catalunha. A instituição oferece suporte, dicas úteis antes da viagem de estudos (procedimentos legais, documentação, entre outras) e sobre a vida, em Barcelona. Também são oferecidas informações sobre os direitos dos alunos no país e sobre bolsas de estudo.

Todos os membros da associação trabalham voluntariamente, adequando as tarefas de administração da entidade aos seus estudos. A ex-presidente da instituição nos anos de 2005 e 2006, Ruth Ataíde, entende que as pessoas que mantêm em funcionamento as atividades da Apec são movidas pelo interesse em proporcionar o bem-estar a outros estudantes.Ataíde explica que o perfil do pesquisador brasileiro que chega à Catalunha sempre foi mesclado, embora o número de bolsistas tenha caído consideravelmente.

Fonte: Gestão CT

Nenhum comentário: