terça-feira, 22 de maio de 2007

Feiras de ciências contarão com o apoio do MEC

O Ministério da Educação (MEC) lançou, na semana passada, o edital do Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica (Fenaceb). Deverão ser investidos R$ 2 milhões em atividades de iniciação científica nas escolas públicas dos sistemas federal, estadual e municipal de ensino. A data limite para submissão das propostas é o dia 15 de junho.

De acordo com o MEC, cada projeto poderá receber entre mil reais e R$ 50 mil. As propostas deverão reunir trabalhos desenvolvidos por alunos e professores de 5ª a 8ª série do ensino fundamental e médio de escolas das redes públicas.
Os eventos devem estar programados para ocorrer de 20 de junho a 31 de outubro de 2007.

Segundo o edital do Fenaceb, o programa visa à melhoria e ampliação da abordagem e a construção do conhecimento científico nos componentes curriculares que integram o campo das áreas de ciências da natureza, matemática, ciências humanas e suas tecnologias e das linguagens, códigos e suas tecnologias. Entre os objetivos, consta o de estimular iniciativas regionais desenvolvidas pelos professores e estudantes nas três áreas do conhecimento.

As seguintes instituições podem apresentar propostas: secretarias estaduais e municipais de educação; secretarias estaduais e municipais de ciência e tecnologia; instituições de ensino superior; centros/laboratórios de pesquisa; museus e centros de ciências; fundações científico-educacionais; e sociedades científicas de âmbito regional ou nacional.

Na avaliação da diretora do Departamento de Políticas do Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica do ministério, Lúcia Lodi, o programa é muito importante para incentivar trabalhos interdisciplinares e valorizar a atitude investigativa nas escolas públicas. Ela acredita que, a partir da exposição de trabalhos, fica mais fácil para o aluno relacionar a ciência estudada na sala de aula com temas da realidade como clonagem, meio ambiente e efeito estufa. “Para inovar na aprendizagem, temos que superar o giz e a lousa”, afirma.

A íntegra do edital está disponível neste link.

Fonte: Gestão CT

Nenhum comentário: