quinta-feira, 31 de maio de 2007

Itep realiza I° Seminário de Produção Integrada de Camarão Cultivado

Amanhã, 1º de junho o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) promove o I° Seminário de Produção Integrada de Camarão Cultivado (PICC). A produção integrada visa normalizar as etapas de produção, embalagem, armazenagem e comercialização do camarão, para a criação de um conjunto de normas específicas que irão regulamentar o processo de cultivo do produto no Brasil.

O Seminário tem como objetivo a integração das instituições participantes no projeto PICC, visando definir as prioridades e estratégias necessárias à sua implantação.

A identificação de origem do produto, a rastreabilidade dos processos adotados ao longo da cadeia produtiva do camarão, a inocuidade e a segurança alimentar serão requisitos essenciais à elaboração das chamadas Diretrizes Gerais para a Produção Integrada de Camarão Cultivado – DGPICC.

Essas diretrizes serão publicadas por meio de Instrução Normativa, pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap/PR).

O Seminário é voltado para produtores, empresários, entidades setoriais de classe, instituições de pesquisa, universidades e representantes dos Governos Federal e Estadual. Além do Itep, a organização do evento é compartilhada com Seap/PR, os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Ciência e Tecnologia (MCT), o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O encontro será o primeiro de uma série de eventos técnico-científicos a serem realizados no âmbito do Programa PICC, que pretende implementar estratégias de cultivo sustentável do camarão cultivado no Brasil.

Fonte: Itep/ UFPE

Nenhum comentário: