Até o dia 30 de junho, os interessados em participar do Programa Unibral, que apóia parcerias universitárias entre o Brasil e a Alemanha, podem efetivar suas inscrições.
A iniciativa é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em conjunto com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad), órgão do Ministério da Educação e Pesquisa da República Federal da Alemanha.
De acordo com a Capes, o programa tem como objetivo estimular o intercâmbio de grupos de estudantes de graduação e docentes, a aproximação curricular de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e alemãs e o reconhecimento mútuo de créditos, por meio de projetos conjuntos de pesquisa.
Entre outros requisitos, as propostas deverão priorizar o potencial acadêmico e o impacto profissional que será oferecido aos estudantes de ambos os países; a conjugação dos interesses institucional, regional e nacional; e o aprendizado da língua do país parceiro.
De acordo com o edital do Unibral, em cada país a coordenação do projeto deverá ficar a cargo de docente brasileiro com título de doutor há pelo menos quatros, de reconhecida competência na área e que possua disponibilidade de tempo para as atividades acadêmicas e administrativas atinentes ao projeto. As equipes participantes deverão contar com, pelo menos, dois doutores e as propostas deverão ter duração de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.
A Capes financiará os professores e estudantes brasileiros, que contarão com seguro saúde e passagens aéreas. A coordenação também é responsável pelo pagamento de auxílio instalação e bolsa mensal de 600 euros para os universitários e diárias para os docentes.
A íntegra do edital pode ser acessada no link.
Fonte: Gestão CT
terça-feira, 22 de maio de 2007
Capes recebe inscrições para o Programa Unibral
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário