segunda-feira, 21 de maio de 2007

Brasil e Austrália fortalecem parceria em Ciência & Tecnologia

Um novo território, que poderá dar bons frutos na cooperação bilateral em ciência e tecnologia, a Austrália poderá fortalecer acordos nesta área e estabelecer parcerias com o Brasil.

As boas perspectivas são resultado de uma reunião entre o diretor-executivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Geraldo Eugênio de França, e o vice-secretário do Departamento de Educação, Ciência e Capacitação da Austrália (DEST), Grahame Cook na tarde desta segunda-feira (21), em Brasília.

Cook – responsável por coordenar os Sistemas de Ciência, Inovação e Pesquisa e Grupos de Educação Superior do DEST, assim como o do Centro Nacional de Ciência e Tecnologia/Questacon - relatou o interesse em conhecer as pesquisas para utilização de energia renovável e o uso do álcool combustível. Ele também disse considerar importante uma maior aproximação entre a Embrapa e instituições de pesquisa da Austrália – entre elas o Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization(CSIRO). O vice-secretário ainda destacou os temas mudanças climáticas e o uso eficiente da água.

Segundo Geraldo Eugênio de França, apesar de a Embrapa atualmente não contar com acordos de cooperação com a Austrália, é preciso considerar a possibilidade de aproximação, principalmente em estudos relacionados a pastagens, pecuária e biotecnologia.

O pesquisador Washington Silva, chefe interino da Área de Relações Internacionais (ARI) da Embrapa reforçou a importância da iniciativa do vice-secretário Grahame Cook em buscar a aproximação com a Embrapa, considerando que ambos países têm semelhanças e buscam cada vez mais aperfeiçoar áreas como a nanotecnologia

Depois da reunião com pesquisadores e diretoria, na sede da Empresa, Cook fez uma visita à Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Fonte: Embrapa

Nenhum comentário: