sexta-feira, 29 de junho de 2007

LNLS projeta equipamento e ganha reconhecimento

A Autodesk nomeou o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS/ MCT), como inventor do mês, em maio último. Os vencedores são escolhidos pela primazia e inovação em projetos de engenharia entre os mais de 600 mil usuários do software Autodesk Inventor, seu aplicativo best-seller de projeto mecânico 3D, que propõe às empresas de manufatura a capacidade de visualizar e simular a performance no mundo real, sem depender de dispendiosos protótipos físicos.

O LNLS é um dos 40 laboratórios de luz síncrotron do mundo, que permite aos cientistas usar poderosos raios-X e ultravioleta para obter informações sobre a estrutura atômica e molecular de diversos materiais. Este conhecimento pode ser aplicado em todos os campos, desde biociências e desenvolvimento de medicamentos, até estudos estruturais e análise de materiais semicondutores.

O laboratório utilizou o Autodesk Inventor para projetar o Elliptically Polarizing Undulator (EPU, ou Ondulador de Polarização Elíptica), peça que dá aos cientistas a liberdade de mudar a polarização da luz entre linear, elíptica e circular, além de ampliar os picos de radiação em termos de energia, permitindo que os usuários visualizem as características dos materiais. O ondulador é composto por cerca de 15.800 peças, divididas em 5.560 elementos mecânicos padronizados, com 453 peças não-idênticas dentro da montagem e de outras peças repetidas.

Com visualização 3D, o LNLS pôde confirmar que a montagem dos equipamentos estaria livre de erros de interferência, antes de iniciar o processo de manufatura. Como resultado, mais tempo e recursos puderam ser dedicados ao desenvolvimento das funcionalidades inovadoras, que dão suporte às pesquisas e descobertas científicas.

A Autodesk, Inc. (Nasdaq: ADSK), é o líder mundial em software 2D e 3D para os setores da indústria transformadora, construção, infra-estruturas, media e entretenimento. Desde a introdução do seu AutoCAD em 1982, a empresa desenvolveu o mais vasto portfólio de soluções de protótipo digital para ajudar os clientes a viverem as suas idéias antes de se tornarem realidade.
Para mais informações sobre a Autodesk visite o site da empresa.

Fonte: Gestão CT

Nenhum comentário: