O Brasil criou a primeira norma técnica para porcelanato. A iniciativa pioneira protege o consumidor de produtos fora do padrão e valoriza a cerâmica brasileira no mercado internacional
A indústria de revestimentos cerâmicos brasileira saiu na frente dos concorrentes mundiais e foi a primeira a definir parâmetros técnicos para seu produto mais nobre, o porcelanato. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acaba de publicar a Norma Brasileira para Porcelanato, que abre um novo capitulo na história da indústria cerâmica do país. O Brasil é o primeiro país a adotar uma norma específica para porcelanato e deverá contribuir para ela seja estendida ao mercado internacional.
A publicação da norma ABNT NBR 15.463, tornou possível inserir o documento na agenda do Comitê Internacional de Placas Cerâmicas da ISO, que realizou, pela primeira vez, sua reunião no Brasil, durante a feira Revestir 2007, em 13 a 16 de março em São Paulo.
O texto final é resultado de três anos de trabalho da equipe formada por fabricantes de revestimentos, entidades do setor de construação civil - ANAMACO, Abracolor - órgãos de defesa do consumidor - Fundação Procon - laboratórios de certificação - CCB - institutos de pesquisa e universidades brasileiras - IPEN, POLI-USP, UFSCar, Senai/CTCMat.
Fonte: CCB
Nenhum comentário:
Postar um comentário