domingo, 24 de junho de 2007

Aprovado projeto de norma para o Setor Aeronáutico

A Comissão de Estudo de Correntes Parasitas aprovou um projeto de norma que vai estabelecer os requisitos mínimos, para o ensaio em questão, quanto a detecção de descontinuidades superficiais e sub-superficiais em peças metálicas, específicamente para o Setor Aeronáutico.

A decisão foi tomada durante uma reunião realizada no Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CGTA). O projeto não visa apresentar todas as informações que envolvem aspectos de segurança associados com sua utilização.

Será de responsabilidade do usuário do projeto estabelecer tais precauções de segurança e de saúde apropriadas, determinar as limitações das leis e códigos e aplicá-las, antes da utilização.

O método é aplicado, principalmente, na detecção de descontinuidades; mas possibilita também a determinação de certas características físicas dos materiais, como medição de espessura de camadas, condutividade elétrica, a diferenciação de metais quanto a composição química, dureza, microestrutura e tratamento térmico, entre outras.

Participaram da reunião os representantes do CGTA/IFI, VEM, Embraer, End-Check, Digex, Rolls-Royce, Iadeal Ensaios, REM, TAM e Revisa.

Outras informações podem ser obtidas no Setor de Normalização da Abend.

Fonte: Abend

Nenhum comentário: