Organizado por Ricardo Ribeiro Rodrigues e Sergius Gandolfi, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), e Sebastião Venâncio Martins, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a obra apresenta métodos, resultados científicos e casos empíricos de restauração em florestas tropicais e subtropicais de alta diversidade.
De acordo com Rodrigues, o livro deverá contribuir para divulgar os principais métodos de restauração florestal empregados em situações variadas de degradação ambiental.
A obra se concentra em três linhas básicas: o aproveitamento da capacidade de auto-recuperação dos ecossistemas, a utilização de elevada diversidade de espécies nativas e a sustentabilidade das áreas restauradas a um baixo custo financeiro.
Além de apresentar os resultados de projetos de restauração realizados em diversas regiões do Brasil, o livro traz um rico referencial teórico sobre a sucessão ecológica, sua evolução por meio de mudança de paradigmas e sua aplicação na recuperação de áreas degradadas. Os três primeiros capítulos são dedicados à sustentação teórica dos conceitos e às metodologias de restauração. Em seguida, entram os estudos de caso.
Para Rodrigues, como a obra reúne especialistas de diversas instituições e aborda o tema por várias vertentes, ela poderá se tornar um referencial para cursos de pós-graduação em ciências agrárias e biológicas, cujo enfoque esteja voltado para essas áreas.
Mais informações no site da editora.
Fonte: Agência FAPESP
Nenhum comentário:
Postar um comentário