Alunos de 2º ao 5º ano de Engenharia da POLI/USP vão representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em Fort Worth, Texas ( EUA), nos dias 4 a 6 de maio de 2007. O Projeto, desafiante, foi também apresentado para a NASA e gerou a criação de um software de projeto inédito – A equipe Keep Flying, da Escola Politécnica da USP (POLI/USP), campeã pela Classe Regular da VIII Competição SAE BRASIL AeroDesign 2006, parte no próximo dia 30 de abril para a Flórida, onde irá representar o Brasil na SAE AeroDesign East Competition, prova internacional que reúne equipes dos Estados Unidos, Colômbia, Venezuela, Marrocos e países europeus.
Segundo a SAE BRASIL, instituição promotora da etapa brasileira, os eventos AeroDesign tem por objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas, por meio de aplicações práticas e de uma desafiante competição entre equipes.
De acordo com o capitão do time, Rodrigo Sauri Lavieri, estudante do quinto ano, a equipe é formada por alunos de todas as áreas da engenharia, uma vez que o projeto exige conhecimentos específicos, como Elétrica, Mecânica, Mecatrônica, Naval, Aeronáutica, entre outras.
O projeto do avião é criado e desenvolvido pelos alunos. Ele parte da concepção, passa por orçamento, viabilidade técnica e financeira, busca de patrocínio, entre outras etapas. Educativo, prevê incutir no aluno hábitos de pesquisadores, como preenchimento de relatórios, defesas em banca etc.
Em 2006, os alunos da POLI/USP conquistaram o maior prêmio da competição brasileira, com o projeto e fabricação de um avião cargueiro controlado por rádio capaz de transportar 12,135 quilos de carga útil. O projeto brasileiro para a competição Internacional é completamente diferente. Foi necessário conceber, em apenas 6 meses, um novo avião, com restrições geométricas desafiadoras. A título de comparação, o avião de 2006 foi um biplano de envergadura de 1,84 m2 e agora, para 2007, foi desenvolvido um monoplano de 0,6 m2 de envergadura.
Veja abaixo a relação completa dos alunos que integram a equipe Keep Flying:
Adriano Akio Koga – 5º ano / Mecatrônica
Angeline R. Dos Santos – 4º ano / Mecatrônica
Antonio Braulio Neto – 5º ano / Mecatrônica
Danilo Augusto Salgado – 3º ano / Elétrica
Felipe Augusto Mutschler - Formado 2006 / Mecânica
Flávio Amorati – 4º / Mecânica
Frederico Guerrero Schultz – 5º / Naval
Gustavo Fujiwara – 2º ano / Mecânica
Leonardo C. de O. Gaboardi – 4º ano / Elétrica
Marcelo Pereira Pinto – 3º / Elétrica
Marcos Felipe B. de Araújo – 3º / Naval
Mauricio Medaets – 4º / Mecânica
Rodrigo Sauri Lavieri – 5º / Naval
Rodrigo Trevisan Okamoto – 2º / Mecânica
Rogério M. Kimura – 5º / Mecatrônica
Sophia Marzouk – 4º / Naval
Fonte: Poli – USP / CIMM
Segundo a SAE BRASIL, instituição promotora da etapa brasileira, os eventos AeroDesign tem por objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas, por meio de aplicações práticas e de uma desafiante competição entre equipes.
De acordo com o capitão do time, Rodrigo Sauri Lavieri, estudante do quinto ano, a equipe é formada por alunos de todas as áreas da engenharia, uma vez que o projeto exige conhecimentos específicos, como Elétrica, Mecânica, Mecatrônica, Naval, Aeronáutica, entre outras.
O projeto do avião é criado e desenvolvido pelos alunos. Ele parte da concepção, passa por orçamento, viabilidade técnica e financeira, busca de patrocínio, entre outras etapas. Educativo, prevê incutir no aluno hábitos de pesquisadores, como preenchimento de relatórios, defesas em banca etc.
Em 2006, os alunos da POLI/USP conquistaram o maior prêmio da competição brasileira, com o projeto e fabricação de um avião cargueiro controlado por rádio capaz de transportar 12,135 quilos de carga útil. O projeto brasileiro para a competição Internacional é completamente diferente. Foi necessário conceber, em apenas 6 meses, um novo avião, com restrições geométricas desafiadoras. A título de comparação, o avião de 2006 foi um biplano de envergadura de 1,84 m2 e agora, para 2007, foi desenvolvido um monoplano de 0,6 m2 de envergadura.
Veja abaixo a relação completa dos alunos que integram a equipe Keep Flying:
Adriano Akio Koga – 5º ano / Mecatrônica
Angeline R. Dos Santos – 4º ano / Mecatrônica
Antonio Braulio Neto – 5º ano / Mecatrônica
Danilo Augusto Salgado – 3º ano / Elétrica
Felipe Augusto Mutschler - Formado 2006 / Mecânica
Flávio Amorati – 4º / Mecânica
Frederico Guerrero Schultz – 5º / Naval
Gustavo Fujiwara – 2º ano / Mecânica
Leonardo C. de O. Gaboardi – 4º ano / Elétrica
Marcelo Pereira Pinto – 3º / Elétrica
Marcos Felipe B. de Araújo – 3º / Naval
Mauricio Medaets – 4º / Mecânica
Rodrigo Sauri Lavieri – 5º / Naval
Rodrigo Trevisan Okamoto – 2º / Mecânica
Rogério M. Kimura – 5º / Mecatrônica
Sophia Marzouk – 4º / Naval
Fonte: Poli – USP / CIMM
Nenhum comentário:
Postar um comentário