quarta-feira, 16 de maio de 2007

Nanocientistas latino-americanos recebem apoio da UE para pesquisas

Encerra no dia 1º de junho o prazo de inscrições de bolsas para visitas de intercâmbio pelo período de três meses, subvencionadas pelo projeto Nanoforumeula - Nanoforum Europa Latinoamérica (Nanofórum União Européia e América Latina), para 20 alunos de mestrado e doutorado e pesquisadores graduados com atividades anteriores de pesquisa na área de nanotecnologia.

O projeto visa fomentar o intercâmbio entre instituições de pesquisa em nanotecnologia do continente sul-americano e da Europa, e conta com a participação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) como representante do Brasil, com a missão de articular, na América Latina, o projeto de cooperação científica, integrado por mais cinco instituições do México, França, Espanha e Países Baixos. Também tem por finalidade aumentar a visibilidade na América Latina dos Programas-Quadro da União Européia de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (FP6 e FP7).

O programa prevê a realização de dois workshops e missões exploratórias subseqüentes no México e no Brasil (em Manaus) que possibilitem a identificação de oportunidades de trabalho entre pesquisadores e industriais europeus e latino-americanos.

O primeiro evento será realizado no México, em agosto de 2007 – um workshop a ser promovido pelo comitê organizador da Conferência Internacional de pesquisa em Materiais. O segundo workshop sobre nanotecnologia, a ser realizado em Manaus em maio de 2008, contará com a presença dos principais nomes da comunidade científica européia na área - uma oportunidade para que empresários possam visualizar o potencial econômico da nanotecnologia a partir do conhecimento de soluções industriais e suas aplicabilidades com vistas à melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Outra responsabilidade da Suframa neste projeto é divulgar todas as informações referentes ao projeto por meio da revista eletrônica do Pólo Industrial de Manaus, “Minapim News”. A revista é a única na América Latina especializada em Micro e Nanotecnologia, com tradução para o português, inglês e espanhol.

A subvenção do Nanoforumeula cobrirá somente os custos adicionais de viagem à Europa, despesas com estada e com a pesquisa a ser desenvolvida pelo período de até três meses. Os salários não são cobertos pelo fórum.

A visita poderá ser feita em um destes quatro centros europeus de pesquisa de nanotecnologia entre 15 de agosto de 2007 e 1º de maio de 2008: UT MESA+ - Enschede, Holanda, MINATEC ® - Grenoble, França, Fraunhofer-IWS – Dresden, Alemanha, e UAM – Madri, Espanha.

O atual convite para subvenções de visitas está publicado no site institucional do Nanoforumeula, no site da revista Minapim e nos sites das organizações anfitriãs. Um comitê científico selecionará os candidatos e os resultados serão divulgados até agosto de 2007. As visitas serão realizadas entre 15 de agosto de 2007 e 1º de maio de 2008.

As pessoas e organizações que estejam interessadas neste projeto podem enviar uma mensagem eletrônica ao gerente técnico da Ineke Malsch (postbus@malsch.demon.nl).

Organizações e pesquisadores que não pertencem à União Européia são convidados a participar de todas as atividades de pesquisa da Comunidade Européia sob o FP7, sujeitos às regras de participação. Visite o site do Cordis.

Fonte: MDIC

Nenhum comentário: