O vice-ministro e diretor de Ciência e Tecnologia do Ministério de Educação Superior de Cuba, José Luis Garcia Cuevas, esteve no Inmetro na última quinta-feira, 24 de maio, para tratar de cooperação técnica e científica. Ele estava acompanhado do professor da Faperj/DAF, Cláudio Fernando Maliler.
Cuevas considera importante o repasse de conhecimentos técnicos e científicos do Inmetro às instituições cubanas.
O diretor de Programas do Inmetro, Wanderley de Souza, disse que o Inmetro está à disposição para ajudar nas necessidades técnicas daquele país. Para isso poderá ser elaborado um programa de trabalho em metrologia, acreditação, avaliação da conformidade e regulamentação técnica, que incluem o treinamento de técnicos cubanos e a realização de oficinas nessas áreas.
O Inmetro já tem cooperação científica com a Universidade de Havana, com a Oficina Nacional de Normalização de Cuba (Instituto de Metrologia) e participa do convênio governamental Brasil-Cuba.
Dentre as ações já realizadas nesses convênios estão: a vinda ao Inmetro, em novembro de 2004, do diretor do Instituto Nacional de Metrologia de Cuba, Orlando Inastrilla Armayor; em março de 2006, o diretor de Metrologia Científica e Industrial do Inmetro, Humberto Brandi, e o chefe da Divisão de Metrologia dos Materiais, Carlos Achete, participaram de um seminário e fizeram palestras sobre Ciência, Tecnologia e Inovação e o seu papel na Metrologia, para técnicos do ICTM, na Universidade de Havana; e em julho de 2006, o especialista e professor da Universidade de Havana, Cuba, Carlos A. Lariot Sánchez, trouxe amostras de hidroxyapatita - biomaterial utilizado em implantes ósseos -, para serem analisadas pela Divisão de Metrologia de Materiais.
Fonte: Inmetro
segunda-feira, 28 de maio de 2007
Cooperação técnica para Cuba em metrologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário