sábado, 21 de abril de 2007

Normas para TV digital são discutidas pela ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) constituiu uma Comissão de Estudo Especial Temporária (CEET) que irá elaborar normas que atendam ao Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD). De acordo com a associação, as normas deverão ser publicadas no prazo máximo de seis meses.

Segundo a associação, o texto-base será o conjunto de especificações estabelecidas pelo Módulo Técnico, responsável pela harmonização dos requisitos do SBTVD com o padrão ARIB (Association of Radio Industries and Business), do Japão, e de outras entidades nacionais e internacionais. Tais especificações possibilitam todos os modos de transmissão previstos no decreto presidencial que instituiu o SBTVD: transmissão digital em alta definição (HDTV) e em definição padrão (SDTV), transmissão digital simultânea para recepção fixa, móvel e portátil e interatividade.

Após a etapa de definição do programa de trabalho e o cronograma da CEET, a comissão deverá se dedicar à adequação de textos e às regras de redação e apresentação de normas brasileiras da ABNT. Em seguida, os projetos de norma passarão por uma consulta nacional, para apreciação e eventuais sugestões da sociedade.

A comissão é composta pelos engenheiros Paulo Henrique Castro e Aguinaldo Silva que ocupam, respectivamente, os cargos de coordenador e vice-coordenador da CEET. A instância ainda conta com a participação de representantes de fabricantes de televisores e de equipamentos, de emissoras de TV, de universidades, centros de pesquisa e do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), além da própria ABNT.

Outras informações sobre a ABNT podem ser obtidas no site www.abnt.org.br.

Fonte: Gestão C&T

Nenhum comentário: