quarta-feira, 4 de abril de 2007

EPE aponta que 44,4% da energia brasileira é de fontes renováveis

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgou, no dia 29 de março, os dados preliminares do Balanço Energético Nacional (BEN). O balanço aponta que 44,4% da energia produzida no país origina-se de fontes renováveis. Por outro lado, a média mundial de utilização de energias limpas é de apenas 13,2%.

Segundo a EPE, entre 2005 e 2006, o percentual de energias renováveis no Brasil manteve-se praticamente estável, mas houve expressivo crescimento na produção de cana-de-açúcar (12%) e de seus derivados. Esse fato gerou aumento de 10,8% na produção de etanol. De acordo com notícia divulgada pela Agência Brasil, também foi registrado crescimento de 50% nas exportações de etanol, entre 2005 e 2006.

Segundo Maurício Tolmasquim, presidente da EPE, a expectativa é de que a participação do etanol na matriz energética nacional mantenha a trajetória de crescimento. “Um dado muito interessante neste processo é que o etanol já se equipara à energia hidroelétrica, e a tendência é de que em breve ele venha a superá-la, dado que, cada vez mais, os produtos da cana-de-açúcar ganham uma importância maior no cenário energético brasileiro”, afirmou. A despeito desse crescimento, os derivados de petróleo continuam a liderar o volume de participação na matriz energética, com 38,8% do total.

Para obter mais informações, acesse www.epe.gov.br.

Fonte: Gestão C&T

Nenhum comentário: