quarta-feira, 25 de abril de 2007

AIEA dá início a projeto-piloto para aprimorar práticas de segurança nas fábricas da INB

A Agencia Internacional de Energia Atômica (AIEA) iniciou no dia 23, nas instalações das fábricas das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Resende (RJ), o desenvolvimento do projeto piloto da Missão Sedo, que tem como objetivo aprimorar as práticas de segurança em unidades de produção do ciclo do combustível nuclear.

Dentro da política transparência e de respeito à segurança industrial e ao meio ambiente, a INB, empresa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, aceitou o convite da AIEA para colaborar com o projeto Sedo (Safety Evaluation During Operation), cujos resultados servirão como parâmetros para a aplicação em outras fábricas de países membros da Agência.

Chefiada pelo especialista Pierre Nocture, a missão é formada por 8 peritos de diversos países que, juntamente com técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCT) e da própria INB, estão avaliando o grau da cultura de segurança nas fábricas de Resende. A partir dessa avaliação será apresentado um relatório recomendando os novos procedimentos que poderão ser adotados pela AIEA.

O projeto-piloto da Missão Sedo, em Resende, será encerrado no dia 9 de maio.

Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas na página da International Atomic Energy Agency.

Fonte: Assessoria de Imprensa do MCT/ Agência CT

Nenhum comentário: