sexta-feira, 30 de março de 2007

Unidade inédita de produção de biodiesel: Fertibom Indústrias

A Fertibom Indústrias implantou, com recursos disponibilizados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), uma planta piloto para produção de biodiesel com diferentes tipos de matéria-prima, algo até então inédito no país. A nova unidade, equipada para trabalhar com sebo animal e 20 tipos de oleaginosas, como amendoim, soja, girassol, algodão, nabo forrageiro e pinhão manso, tem capacidade para produzir até 12 milhões de litros por ano. Além disso, servirá como modelo para a construção de uma unidade produtiva com capacidade para até 30 milhões de litros por ano.

Os encargos reduzidos do financiamento reembolsável oferecido pela Finep têm como objetivo apoiar as atividades de desenvolvimento tecnológico, justamente nas fases em que os resultados para a empresa ainda são incertos.

Fabricante de fertilizantes líquidos de Catanduva, São Paulo, a Fertibom trabalha em parceria com a escola de química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no desenvolvimento de um novo processo de produção do combustível.

A utilização do combustível em substituição parcial ou total do óleo diesel terá impacto sobre a balança comercial brasileira, pois, atualmente, cerca de 15% do diesel utilizado no país é importado. Outra vantagem relevante será refletida na agricultura, por oferecer novas alternativas de culturas para os produtores rurais.

O investimento na solução foi estimulado pelos sócios da empresa, em sua maioria produtores agrícolas com frotas motorizadas que vislumbraram no novo combustível uma forma de reduzir os custos com um de seus principais insumos: o diesel. Em outubro de 2005, a empresa recebeu autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para a comercialização do produto, vendido com a marca Biomax.

Fonte: Departamento de Comunicação da Finep

Nenhum comentário: