segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Cetem prioriza pesquisa em metalurgia extrativa

A metalurgia extrativa está entre as áreas de pesquisa prioritárias do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), a partir de 2007. A informação foi divulgada pelo MCT. Segundo o ministério, essa prioridade pode ser explicada pelo aumento da demanda por commodities como cobre, níquel, alumínio e zinco no mercado internacional.


Outra ênfase no trabalho do Cetem, instituição associada à ABIPTI, será o estudo e aprimoramento de processos produtivos que minimizem o consumo de energia nas unidades de mineração. No próximo mês de fevereiro, também serão iniciadas as atividades no campus avançado do centro em Cachoeiro do Itapemirim (ES).

O Cetem ainda prepara espaços e laboratórios no campus do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde dará suporte a um curso de mestrado e atenderá as indústrias de mineração nordestinas. A previsão é de que essas atividades sejam iniciadas em março.

Ainda de acordo com o MCT, essa unidade de pesquisa atua também em seis arranjos produtivos locais (APLs) do setor mineral distribuídos pelo país, além de prestar serviços a grande empresas, o que tem garantido uma maior aproximação com o setor produtivo, sem deixar de lado as pesquisas tecnológicas. “Com essas prioridades em vista, o Cetem se manterá alinhado com as tendências do setor mineral”, observou o diretor do centro, Adão Benvindo da Luz

Fonte : Gestão C&T

Nenhum comentário: