terça-feira, 3 de julho de 2007

Questões conceituais ainda atrapalham apoio aos APLs no Brasil

A 1ª Reunião Plenária dos Núcleos Estaduais de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs), realizada na última sexta-feira (29), em Brasília, demonstrou que mesmo sendo uma política pública institucionalizada há alguns anos, os APLs ainda não são consenso, principalmente na questão conceitual.

A própria diretora do Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Cândida Cervieri, afirmou que “há ainda algumas aberrações como criação de APLs”.

Essa resposta foi motivada por questionamentos da platéia diante das apresentações de representantes de alguns núcleos estaduais. Alguns deles pareciam não saber sobre o que estavam falando.

Na avaliação de Ana Kratz, representante da Rede Goiana de Apoio aos APLs, essa discussão conceitual está superada, principalmente no seu Estado. “Não se cria arranjo produtivo. Ou ele existe ou não existe. O arranjo produtivo só existe em torno de busca de soluções de gargalos, sejam comerciais, tecnológicos, de qualquer natureza”. Goiás é considerado referência nacional na gestão de APLs, com destaque para os de leite e confecções.

Núcleos estaduais Mesmo com os problemas conceituais, o governo federal conseguiu criar Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs em 23 unidades da Federação. Esse resultado, segundo Cândida Cervieri, é resultado do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Permanente para APLs durante o ano de 2006 e início de 2007.

Cervieri destacou que o compartilhamento de decisões com os núcleos estaduais é uma das principais conquistas do GTP APL. A meta é concluir, até o final deste ano, planos de desenvolvimento para 80 APLs em todo o país.

Ela reiterou que as 150 novas instituições federais de educação tecnológica prometidas pelo Ministério da Educação até 2010 serão instaladas de modo a atender os arranjos produtivos priorizados pelo governo. Cândida Cervieri anunciou ainda que a 3ª Conferência Brasileira de APLs ocorrerá em 1º, 2 e 3 de outubro, em Brasília.

O GTP também promoverá dez seminários sobre inovação tecnológica ao longo de 2007 para as empresas inseridas em arranjos produtivos. Nesta terça (3) e quarta-feira (4), o seminário será realizado no Estado de Goiás.

Criado em 2004, o GTP APL é composto por instituições públicas e privadas e elabora as diretrizes do governo para apoiar os arranjos produtivos locais. O MDIC é responsável pela Secretaria Técnica, a coordenação dessa instância.

Para saber mais, acesse o site do MDIC.

Fonte: Ramon Gusmão / Gestão CT

Nenhum comentário: