domingo, 1 de julho de 2007

Portal facilita consulta no LNLS

Para agilizar procedimentos relacionados com submissão e o acompanhamento de propostas de pesquisa enviadas ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS/MCT), em julho será ativado um Portal de Serviços para Usuários.

Inicialmente, apenas propostas destinadas à Linha de Luz MX-1 (Cristalografia de Macromoléculas) serão avaliadas via Portal. Depois, gradativamente, as demais linhas em operação na fonte de luz síncrotron e outras instalações abertas a usuários começarão a receber propostas por este novo sistema.

No Portal, os proponentes poderão acompanhar as etapas relacionadas com a análise da proposta enviada ao LNLS.

Os usuários também poderão fazer inscrições em cursos, atualizar cadastro e enviar artigos científicos para publicação no Activity Report. O acesso ao Portal será feito pela página do Laboratório.

O objetivo do Portal é facilitar e agilizar a interação entre o LNLS e todos aqueles que utilizam instalações abertas a usuários externos. Ele é a interface visível para os usuários de um novo sistema de gerenciamento de propostas.

No Portal, os pesquisadores poderão acompanhar a tramitação interna do processo de análise da proposta de pesquisa, o que não é possível pelo sistema atual. As telas do Portal são auto-explicativas e os usuários não terão dificuldade em adaptar-se ao novo sistema. Eventuais dúvidas serão esclarecidas pelos manuais e, se necessário pelo suporte da Secretaria de Apoio ao Usuário (SAU).

O Portal também permitirá ao usuário externo criar ou atualizar o seu cadastro no LNLS, acompanhar as etapas do processo de avaliação da proposta submetida, acompanhar a alocação de datas para a realização do experimento e programar o deslocamento de pesquisadores ao LNLS.

O novo serviço eliminará a necessidade de contatos com a Secretaria de Apoio ao Usuário (SAU) por meio de telefonemas, fax ou contatos pessoais. Internamente, na Secretaria de Apoio ao Usuário (SAU), será abolida a necessidade de impressão em papel das propostas, pois todas as etapas do trabalho são processadas on-line. Com o funcionamento do Portal, os consultores ad-hoc e membros de comitês científicos trabalharão diretamente com o material digital, o que também significará que, mais rapidamente, o resultado da análise estará disponível para os interessados.

O LNLS é uma instituição pública da área de Ciência e Tecnologia, aberta a usuários do Brasil e do exterior. É gerenciado pela Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS), uma organização social, que recebe recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio de um Contrato de Gestão.

O desenvolvimento deste novo sistema de gerenciamento de propostas de pesquisa inclui-se dentre as ações relacionadas com a manutenção e ampliação da infra-estrutura do LNLS, uma das atividades contempladas no Contrato de Gestão e inclusão no planejamento estratégico do Laboratório para o período 2006-2009.

Fonte: Agência CT

Nenhum comentário: