sexta-feira, 22 de junho de 2007

Reunião plenária da CTNBio aprova liberação planejada do eucalipto

Teve início ontem dia 20, na sede do MCT, em Brasília, a 103ª Reunião Plenária da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Durante o encontro, foi aprovada a liberação planejada no meio ambiente do Eucalyptus GM.

Os integrantes da instância decidiram que as áreas experimentais cercadas por plantios comerciais de Eucalyptus não terão a necessidade de bordaduras (faixas com vegetação no seu entorno), desde que seja garantida uma zona mínima de 100 metros, com ou sem árvores.

Foi definido que a empresa ou instituição proponente deverá garantir a eliminação das árvores comerciais do entorno de acordo com os procedimentos silviculturais e industriais, não coletando ou armazenando sementes das mesmas.

Segundo informou a assessoria de imprensa do MCT, as organizações que desejarem realizar os experimentos deverão garantir a distância mínima de um quilômetro em relação a pomares abertos de sementes ou árvores de Eucalyptus sexualmente compatíveis e sem valor comercial.

Também deverá ser garantida uma distância mínima de três quilômetros em relação a áreas de apicultura comercial ou doméstica pré-existentes ao período da instalação do experimento.

Durante o encontro, os membros da comissão ainda discutiram os pedidos relacionados à liberação comercial de organismos geneticamente modificados (OGMs). De um total de dez solicitações, seis tratavam sobre variedades de milho, três de algodão e uma de arroz.

Após a aprecição dos pedidos, os integrantes da CTNBio debateram a realização de uma audiência pública que terá como tema o algodão transgênico. O evento está previsto para ocorrer no início de agosto e servirá de subsídio para a 105ª reunião plenária do colegiado.

Outras informações sobre a CTNBio podem ser obtidas no site http://www.ctnbio.gov.br/

Fonte: Gestão CT

Nenhum comentário: