quarta-feira, 20 de junho de 2007

PIPE da Fapesp completa 10 anos

No dia 18 de junho de 1997, dez anos atrás , foi lançado no Palácio dos Bandeirantes o Programa Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE).

Pela primeira vez, recursos para pesquisa diretamente na empresa: os recursos do programa da Fapesp para pequenas que inovam foram também, até o lançamento do Programa Subvenção Econômica, os únicos recursos públicos aplicados diretamente na pequena empresa.

No anúncio de dez anos atrás, a Fapesp informava que investiria R$ 2,5 milhões anuais no novo programa; que chamaria as empresas interessadas (até cem empregados) a apresentar suas propostas até o dia 30 de julho; e que, dentre elas, escolheria 30 projetos. Os resultados foram divulgados no dia 15 de dezembro, também no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do então governador Mário Covas.

O programa cresceu — 722 projetos de pesquisa foram financiadas até agora —, mas em sua essência mudou pouco. Permanece recebendo projetos em fase I, quando financia o estudo da viabilidade técnica da pesquisa que a empresa quer fazer, e em fase II, em que destina recursos ao projeto de pesquisa — equipamentos, bolsas para trabalhadores qualificados e outros insumos.

Só uma vez, em 2004, financiou (com a Financiadora de Estudos e Projetos — Finep) 20 empresas com projetos na chamada "fase III", para levar o produto desenvolvido nas fases anteriores à etapa de comercialização — mas essa idéia já constava do informativo de preparação do governador.

O volume de recursos investidos no programa também se multiplicou. Nos dez anos, o total despendido chegou a R$ 105 millhões. Só em 2006, foram R$ 27 milhões, mais de dez vezes o investido em 1997 e um quarto do total (25,71%).

Nas próximas semanas, a fase III vai voltar, e transformada: a parceria envolve novamente a Finep (recursos do Programa Subvenção Econômica) e uma empresa inglesa de capital de risco, a Imprimatur, interessada nas oportunidades que as pequenas inovadoras brasileiras podem representar.

Os dez anos tornaram o programa bem conhecido: foi procurado, em 2006, por empresas que elaboraram 395 projetos — dos quais 144 foram aprovados —, dois por semana. Naquele primeiro edital 70 empresas apresentaram projetos para 30 serem selecionados — conforme o anunciado.

Fonte: Mônica Teixeira / Inovação Unicamp

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