sexta-feira, 22 de junho de 2007

Brasileiros se destacam em Olimpíada de Matemática do Cone Sul

Com uma medalha de ouro e três de prata, o Brasil conquistou posição de destaque na 18ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, realizada em Montevidéu (Uruguai), no último final de semana.

Os estudantes Renan Henrique Finder, de Santa Catarina, foi o grande vencedor, seguido de Grazielly da Cunha, do Ceará, Tadeu Sales, da Bahia, e Thiago Ramos, de Minas Gerais.

As Olimpíadas de Matemática do Cone Sul reúnem equipes de jovens estudantes do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências, de modo a aprofundar a integração entre os países da região através de programas de desenvolvimento cultural, científico e tecnológico.

A participação brasileira na competição é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática, projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, da Sociedade Brasileira de Matemática, Academia Brasileira de Ciências e Instituto do Milênio Avanço Global, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT).

Fonte: Helena Beltrão / Agência CT

Nenhum comentário: