quinta-feira, 17 de maio de 2007

Seminário define projeto para pequenas usinas de álcool

A Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA) promove nos próximos dias 21 e 22, em Brasília, em parceria com os ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Agricultura (Mapa) o 1º Seminário de Tecnologia para a Pequena Produção de Álcool (Tecppa).

O evento objetiva definir um projeto viável para pequena produção de álcool (etanol). Esse modelo deve levar em consideração pontos de vista econômico, técnico e social, capaz de inserir produtores independentes de cana-de-açúcar e a agricultura familiar na cadeia produtiva do álcool.

Segundo Edson Ustulin, presidente da Comissão Nacional da Cana-de-Açúcar da CNA, o formato buscado desempenhará um importante papel na geração de renda e emprego, fortalecimento da agricultura familiar e no cooperativismo.

Segundo levantamento da CNA, hoje o álcool produzido no País é proveniente de 358 usinas sucroalcooleiras que utilizam, em sua maioria, cana própria. Conforme José Ricardo Severo, assessor técnico da Comissão da CNA , só 22% da cana utilizada pelas usinas vem de produtores independentes (até 1000 ton). São cerca de 45 mil em todo o País. O mesmo estudo mostra que os produtores já foram responsáveis por 60% da cana processada pelas usinas. Para ele, com o Tecppa, o setor encontrará os arranjos produtivos necessários para implementar um modelo capaz de aumentar a renda destes pequenos produtores, aposta Severo.

O seminário terá, dentre outros palestrantes, Eduardo Soriano (MCT), Alexandre Strapasson (Mapa), Wang Hsiu Ching, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Francisco Dutra Melo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de representantes da Petrobrás e da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Fonte: MCT / Agência CT

Um comentário:

Edson disse...

O governo deve sonhar menos com o pre-sal e criar um bom projeto de lei que viabilize as pequenas usinas de alcool, a exemplo da lei que viabilizou as PCH.As pequenas usinas de alcool far[a o abastecimento regional liberando os grandes produtores para exportacao, gerando riquesa e emprego aos pequenos produtores.

edson s Oliveira Caratinga-MG