sexta-feira, 18 de maio de 2007

CTNBio aprova plantio e comércio de milho transgênico

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou o plantio e a liberação comercial do milho transgênico Libertlink, desenvolvido pela multinacional Bayer, em reunião realizada quarta-feira (16). Foram 17 votos favoráveis e quatro contrários. A aprovação precisa, entretanto, ser ratificada pelo Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS). A instância é presidida pela ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff.

Segundo notícia divulgada pela Agência Brasil, a CTNBio informou que o plantio do milho transgênico será acompanhado de um plano de monitoramento. Na opinião do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e membro da comissão, Paulo Barroso, o Libertlink não traz nenhum malefício ambiental superior ao que já existe com o plantio convencional e o uso de herbicidas. O pedido de liberação comercial do milho estava na CTNBio desde 1998.

Ainda de acordo com a Agência Brasil, esse é o terceiro vegetal geneticamente modificado liberado para plantio e comercialização no Brasil, depois da soja Roundup Ready, resistente ao herbicida à base de glifosato, e do algodão resistente a insetos.

Os ambientalistas contrários ao plantio e à liberação de organismos geneticamente modificados (OGMs) podem recorrer da decisão no Conselho Nacional de Biossegurança. De acordo com a Lei de Biossegurança, CNBS é a última e definitiva instância decisória sobre a comercialização de transgênicos.

Para saber mais, acesse www.ctnbio.gov.br.

Fonte: Gestão CT

Nenhum comentário: