segunda-feira, 7 de maio de 2007

Brasil e Cepal fecham acordo na área de energia

O projeto tem foco no estudos dos biocombustíveis, mudanças climáticas, propriedade intelectual e financiamento de processos industriais sustentáveis. Durante sua visita ao Chile o presidente Luiz Inácio Lula da Silva efetuou a assinatura do documento junto com o secretário-executivo da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), José Luis Machinea.

O objetivo do acordo é integrar atividades programáticas definidas no planejamento estratégico do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) particularmente na área de desenvolvimento sustentável, incluindo a produção de biocombustíveis, estudos sobre as mudanças climáticas, e análises comparativas das políticas de inovação e propriedade intelectual dos dois países.

Também ficou acordado a produção de estudos sobre a viabilidade da biomassa como fonte alternativa de energia. Será fomentada a capacitacão, difusão e intercâmbio de informacões em áreas relevantes para os setores industriais.

Este é o incío de uma ampla divulgação que deve ser complementada através de seminários, publicações técnicas e outras modalidades de cooperação. O memorando termina mencionando a criação de uma rede latino-americana e caribenha de técnicos de governo para intercâmbio de experiências e informações.

Fontes: MCT / Agência CT

Nenhum comentário: