terça-feira, 15 de maio de 2007

Belém do Pará inaugura a primeira rede óptica metropolitana do país

Foi inaugurada ontem (14), em Belém (PA), pelo MCT, a primeira rede óptica metropolitana do país, denominada MetroBel. O projeto foi desenvolvido e executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e é destinado à comunidade acadêmica.

A Rede MetroBel é o primeiro dos novos projetos de rede metropolitana dedicada para pesquisa e educação que utiliza fibra óptica própria.

O projeto da MetroBel é o piloto da iniciativa das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) da RNP. O objetivo da Redecomep é implantar redes ópticas metropolitanas de alta velocidade para as instituições de ensino superior e pesquisa em todo o país, ampliando a capacidade e a qualidade das conexões para a integração da comunidade acadêmica ao equipamento de integração da RNP. De acordo com o MCT, para a primeira etapa da Redecomep, que vai até 2008, está prevista a implantação de pelo menos uma rede óptica metropolitana em cada Estado da Federação.

A Rede MetroBel interliga 12 instituições ao conjunto de equipamentos que faz a conexão da internet da RNP. Entre elas, dez instituições públicas – Embrapa Amazônia Oriental, Museu Paraense Emílio Goeldi (Mpeg), Centro Nacional de Primatas (Cenp), Instituto Evandro Chagas (IEC), Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam), Serviço Geológico do Brasil - Superintendência de Belém (CPRM), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (Cefet-PA) – e duas instituições privadas – Universidade da Amazônia (Unama) e o Centro Universitário do Pára (Cesupa), que investiram recursos próprios para viabilizar a participação na MetroBel. Ao todo, uma rede óptica de 52 km de extensão faz a ponte entre as instituições participantes.

Para informações complementares, acesse o link ou ligue (21) 2102-9660.

Fonte: Gestão CT

Nenhum comentário: