quarta-feira, 9 de maio de 2007

5ª edição do programa benchmarking ambiental brasileiro

Até o dia 4 de agosto os interessados em participar da 5ª edição do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro poderão inscrever suas empresas. Os casos inscritos serão analisados por uma comissão técnica validadora formada por 15 integrantes, expoentes da gestão socioambiental nacional e internacional. Todos são atuantes em entidades representativas e mídia especializada.

O Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro considerará vencedores os casos que adotam práticas que proporcionam benefícios ao meio ambiente e às comunidades e, também, competitividade às instituições nos vários recortes da gestão socioambiental, como energia, recursos hídricos, resíduos, gases e poluentes, educação, informação e comunicação ambiental, ferramentas e políticas de gestão, manejo e reflorestamento, entre outros.

No final de setembro deste ano, durante a divulgação do resultado do estudo da quinta edição, o programa lançará o livro Bench Mais – As melhores Práticas da Gestão Ambiental no Brasil. A obra reunirá os 85 casos vencedores selecionados nas edições anteriores. O objetivo é identificar e compartilhar o melhor do conhecimento em gestão socioambiental das instituições brasileiras.

Segundo a definição do site Guiarh, benchmarking “é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas para identificar o melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.”


O Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro surgiu em 2003 após uma pesquisa realizada com cerca de 300 empresas de todo o país para conhecer o estágio e a maturidade da gestão ambiental. De todos os entrevistados, 89% achavam necessário a realização de um benchmarking ambiental. Assim, foi implementado um programa para identificar e compartilhar as melhores práticas da gestão socioambiental. Com a ajuda de especialistas no assunto, foi criada uma metodologia diferenciada para identificação, seleção, organização e apresentação destas praticas de excelência, e, desde então, o programa registra crescimento e adesão de novos segmentos econômicos, tendo selecionado, em quatro edições, 85 modelos gerenciais de excelência.

Informações adicionais, pelo link ou pelo telefone (11) 3257-9660.

Fonte : Gestão CT

Nenhum comentário: