domingo, 29 de abril de 2007

Tomate sem resíduo de agrotóxicos já é uma realidade

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento conseguiu, pela primeira vez, produzir tomate sem resíduo de agrotóxicos. Pesquisadores da Embrapa Solos (Rio de Janeiro - RJ) foram os responsáveis pelo fato, considerado histórico para a pesquisa agropecuária brasileira. As análises feitas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) comprovaram a pureza do tomate. O sistema de produção foi batizado como Tomate Ecologicamente Cultivado.

A técnica produz um tomate limpo, resistente e de excelente aparência, com selo de qualidade e rastreabilidade. Isso vai propiciar que o produtor receba melhor preço pelo seu produto. Vale lembrar que, ao lado das culturas da batata, mamão e morango, a do tomate é uma das que apresenta maior resíduo de agrotóxicos. Atualmente estão plantados aproximadamente 12.000 pés de tomate com três produtores.

Os primeiros testes com o Tomate Ecologicamente Cultivado foram realizados em São José de Ubá, região noroeste do Estado do Rio de Janeiro.

A tecnologia produz um tomate isento de agrotóxicos, pois há uma redução do uso do mesmo devido ao MIP e à proteção física do saco, evitando o ataque de brocas e o depósito da calda na casca do tomate. A fertirrigação, por sua vez, proporciona maior eficiência na utilização da água e o uso de adubos mais solúveis, reduzindo, assim, os fortes níveis de adubação registrados nas lavouras de tomate. Já o Sistema de Plantio Direto na Palha (SPD) promove a redução do processo erosivo decorrente do preparo inadequado do solo.

Fonte: Embrapa


Nenhum comentário: