quarta-feira, 28 de março de 2007

Curso para multiplicadores do método Allegra

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, vai oferecer curso para formação de multiplicadores no uso do método alternativo de determinação de amostras ambientais, o Método Allegra, em Itaituba (PA). O curso será realizado em duas etapas, a primeira no período de 27 de março a 2 de abril, e a segunda, no final de abril.

A iniciativa conta com a parceria da Escola de Trabalho e Produção do Pará (ETPP), da Prefeitura de Itaituba e da Associação dos Mineradores de Ouro do Tapajós (Amot), e recebe também o apoio do Ministério da Saúde.

No curso, que é focado para representantes das instituições parceiras, os participantes receberão treinamento no uso do método para a avaliação contínua da qualidade do pescado, visando à prevenção de intoxicação por peixe contaminado.

Além disso, será demonstrada a aplicabilidade do método na avaliação da exposição do trabalhador ao mercúrio metálico, através da análise da urina e na avaliação da exposição ambiental por meio da análise de solos e sedimentos de regiões historicamente afetadas pela poluição, como auxiliar no diagnóstico ambiental.

Um dos pontos fortes do curso será avaliação de cinqüenta amostras reais coletadas no Mercado Municipal de Itaituba. Os resultados das análises serão realizados pelos alunos e discutidos na segunda etapa do curso.

Para a pesquisadora Allegra Yallouz, idealizadora do método, a prevenção e o monitoramento do mercúrio garantem maior qualidade de vida. O método é uma alternativa de baixo custo e fácil operação, chega a custar dez vezes menos do que os testes tradicionais.

No caso da constatação de alto índice de mercúrio nas amostras, os monitores estarão aptos a notificar as autoridades e atuar como assessores nas ações subseqüentes relacionadas, como redirecionamento do consumo de pescado, encaminhamento do trabalhador para avaliações mais precisas ou avaliação preliminar de áreas degradadas com suspeitas de poluição.

Mais informações no endereço: www.cetem.gov.br/mercurio/semiquanti/ , ou com Renata Hingel, no tel.: (21) 3865-7248.

Fonte: Assessoria de Imprensa do CETEM

Nenhum comentário: