No dia 15 de janeiro, representantes da Fundação Coreana para Ciência e Engenharia (Kosef) e diretores de centros de excelência da Coréia do Sul se reuniram com o presidente do CNPq, Erney Camargo. A oportunidade serviu para os visitantes sul-coreanos conhecerem os trabalhos desenvolvidos pelo conselho.
Durante a visita, foram apresentadas, à delegação, a experiência do CNPq no fomento à pesquisa, a capacitação de recursos humanos e as atividades de cooperação internacional. Em contrapartida, os visitantes expuseram os mecanismos de apoio aos programas de desenvolvimento científico e tecnológico do Kosef.
Nos próximos dias, os sul-coreanos ainda conhecerão projetos do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT), do Laboratório Nacional de Astrofísica, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
A intenção dos visitantes é encontrar oportunidades de colaboração nos campos da física, matemática e astronomia, de forma a incrementar o convênio de cooperação entre o CNPq e a Kosef, assinado em 2004.
Na volta à Coréia do Sul, a delegação fará um relatório sobre as impressões e os resultados obtidos durante a visita. A partir dos resultados da missão, serão realizados seminários conjuntos para a apresentação de novas propostas no âmbito do convênio.
Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone (61) 2108-9000.
Fonte: Gestão C&T
Nenhum comentário:
Postar um comentário