A RockAll Fertilizantes para Orgânicos, criada por dois geólogos mato-grossenses é a primeira e única indústria brasileira a produzir fertilizantes naturais, feitos a partir de minerais encontrados
A experiência na pesquisa e desenvolvimento do produto começou há mais de 10 anos. Prudêncio Rodrigues de Castro Júnior e José Carlos Alves Ferreira, os geólogos e sócios da RockAll, iniciaram o trabalho a partir de demandas de pequenos produtores de orgânicos do município de Chapada dos Guimarães. Após alguns testes, passaram a produzir em pequena escala fertilizantes e corretivos naturais. Para inaugurar a fábrica em Chapada dos Guimarães, em março de 2006, foram investidos R$ 30 mil em equipamentos.
Com a recente conquista de certificação internacional, concedida pela francesa Ecocert, o fertilizante está pronto para disputar o mercado internacional. Agora os pesquisadores e sócios da RockAll apostam no crescimento da cultura orgânica no país e nas perspectivas de parcerias internacionais para fazer a empresa crescer. "Temos muito interesse em parcerias com investidores estrangeiros. Eu acho que essa é a hora certa para investir nos orgânicos. Temos aqui 2,5 mil metros quadrados de área coberta, com localização estratégica no coração de uma região que é grande produtora agrícola", explica.
"Aqui trabalhamos com o ouro vermelho da terra. Se juntarmos com o ouro negro do petróleo, deverá render bons negócios", afirma o geólogo, que afirma ter interesse em fechar parcerias com empresários árabes. "Até agora o que temos de concreto em relação ao mercado externo é um contato com um importador da Alemanha, por intermédio de uma trading de São Paulo. Mas estamos abertos para negociar com qualquer mercado", garante.
A meta inicial da RockAll é atender o setor de jardinagem e urbanismo."Ter condições de atender a demanda dos 7 mil produtores orgânicos brasileiros, mais os clientes internacionais, seria a realização de um sonho muito grande", destaca.
Ferreira explica que os solos são originados a partir das rochas que sustentam a crosta terrestre e a fertilidade depende, sobretudo, do conteúdo mineral herdado da rocha-mãe. "Partindo desse princípio formulamos o fertilizante RockAll. O produto é composto por um conjunto de oito rochas cientificamente selecionadas pela riqueza de composição mineralógica, trituradas em granulométrica adequada, com a finalidade de remineralizar solos que tiveram o seu conteúdo mineral empobrecido", conta. "Se considerarmos a riqueza do conjunto de rochas brasileiras podemos dizer que ele é único no mundo", afirma o geólogo.
De acordo com Ferreira, o fertilizante bioativo, ou seja, seu conteúdo mineral associado à matéria orgânica, incentiva o desenvolvimento de microrganismos do solo e está pronto para ser assimilado pelas raízes das plantas. "É importante destacar que o eventual excedente permanece no solo, sem ser dissolvido ou transportado pela água das chuvas para a rede hidrográfica", diz.
O adubo RockAll é apropriado para todos os tipos de cultura, desde vasos de flores, canteiros de hortaliças, jardins, paisagismo, campos de futebol e de golfe, até grandes plantações de soja, milho, arroz e algodão. O geólogo garante que o produto não causa qualquer dano ao solo, ao meio ambiente, animais ou pessoas, mesmo com aplicações maiores do que as recomendadas. Somente somam ao conteúdo do universo mineral do solo, garantindo para as plantas nutrição rica e diversificada.
"Qualquer cultura, até mesmo a orgânica, que não utiliza adubos nem defensivos químicos, traz certo desgaste ao solo, que precisa de uma recomposição de nutrientes. O desafio, portanto, era desenvolver um produto eficaz e que respeitasse os princípios da produção orgânica", diz José Carlos. "E a sustentabilidade da produção orgânica está relacionada à sua produtividade, que pode ser garantida com fertilização e correção do solo", completa.
Contato RockAll Fertilizantes para Orgânicos: www.rockall.com.br
Um comentário:
No estado do Rio de Janeiro, em Duque de Caxias, existe um empresa que produz fertilizantes orgânicos, também certificados pelo ECOCERT.
Trata-se de um extraordinário produto, 100% natural, produzido por biotecnologia de aceleração de compostagem em apenas 72horas.
Verifiquem, se desejar, no site: www.organosolo.com.br
Postar um comentário