quarta-feira, 11 de abril de 2007

Produção consorciada de alimentos e energia

Em abril do ano passado, o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) deu início ao ciclo “Civilização da Biomassa”. No próximo dia 17, esta iniciativa se encerrará com a apresentação do painel “Produção Consorciada: Alimentos x Energia”. Este será o quinto e último assunto colocado em questão pelo ciclo que visa à discussão sobre os aspectos relacionados com a mudança das bases energéticas no mundo, em especial, a ascensão da biomassa.

Neste painel, serão cinco os temas abordados: “Produção de Alimentos em Áreas de Renovação de Canaviais: Viabilidade Técnica e Econômica, Potencial de Produção e Responsabilidade Social”; “Cana para Energia”; “Obstáculos Socioeconômicos e Institucionais à Produção Consorciada Alimento e Energia”; “Produção de Cana: Potencial e Perspectivas”; “Produção de Alimentos X Energia: Estudo de Caso do Óleo de Girassol”.

A iniciativa do IEA teve, ainda, como tema as vantagens comparativas e obstáculos para o desenvolvimento da biomassa, o etanol e o biodiesel, a matriz energética brasileira, e as novas tecnologias para a bioenergia.

Na coordenação do Ciclo está Ignacy Sachs, co-diretor do Centro de Estudos sobre o Brasil Contemporâneo, na França, e professor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, também naquele país.

Este painel terá início às 14h, na sede do IEA, em São Paulo (SP). Haverá, também, transmissão ao vivo pela página www.iea.usp.br/aovivo.

Fonte: Gestão C&T

Nenhum comentário: